SETORES PRODUCTIVOS

MAQUINARIA DE USO AGRÍCOLA E AGROPEÇAS

Um 25% das empresas produtoras de máquinas agrícolas do país estão localizadas em Córdoba e representam 35% da produção nacional desses implementos. Por sua vez, o estado é o principal exportador nacional de máquinas agrícolas, respondendo por 40% dos envios de máquinas agrícolas para o exterior.

Atualmente, o estado lidera a produção de quatro dos cinco segmentos mais importantes a nível nacional: semeadoras, colheita, armazenamento de grãos e forragens conservadas; tratores e pulverizadores automotores e rebocados.

Por sua vez, destaca-se também a produção de colheitadeiras, tratores, tremonhas, agropeças, ensacadores de grãos, equipamentos para laticínios e silos.

A maioria das fábricas de maquinaria agrícola estão localizadas na área do sudeste do estado, núcleo da produção agrícola.

É interessante destacar que as empresas de Córdoba neste setor são pioneiras no desenvolvimento do sistema de semeadura direta, que modificou o processo de exploração agrícola. Consiste em práticas agrícolas com lavoura reduzida que mantém o restolho no solo.

O sistema de semeadura direta permite a produção sem degradar o solo, melhora o aproveitamento das chuvas e concilia a agricultura com a natureza. Desta forma, é um sistema de produção de alto desempenho e sustentável, pois cuida dos recursos, e é lucrativo, pois permite obter lucros.