SETORES PRODUCTIVOS

METAL-MECÂNICA

Córdoba é pioneira na produção de automóveis e autopeças com uma história de fabricação de mais de 70 anos. O setor é formado principalmente por empresas de terminais automotivos e fabricantes de autopeças.

Renault, Fiat, IVECO e Volkswagen têm suas fábricas na cidade e são abastecidas por mais de 250 empresas de autopeças que, por sua vez, destinam um percentual de sua produção ao mercado externo.

Nesse sentido, quase metade das vendas internacionais de autopeças na Argentina são originadas no estado. O principal destino é o Brasil, que concentra 40% dos envios de autopeças de Córdoba.

Por outro lado, e devido aos altos níveis de tecnologia e capacitação dos recursos, Córdoba é o principal centro de produção de motores e transmissores. Da mesma forma, uma média de 200.000 veículos são fabricados anualmente no estado, o que representa um terço da produção automotiva nacional.

Além disso, é necessário destacar neste setor o desenvolvimento de máquinas, equipamentos e desenvolvimentos de engenharia para a indústria alimentar, embalagem e transporte de mercadorias. Assim como a produção de bens e serviços para as indústrias extrativas de petróleo, gás e mineração.

Existe uma importante aplicação da metalurgia na produção de bens de capital, ferramentas em geral e desenvolvimentos de engenharia para processos de automação e medição.

Maquinários e suprimentos para as indústrias de petróleo, gás e mineração

A trajetória industrial das empresas de Córdoba e sua especialização em diversas áreas levaram à consolidação de uma rede de empresas dedicadas à produção de bens e serviços ligados às indústrias de petróleo, gás e mineração nos últimos anos.

Desta forma, no estado de Córdoba existem empresas dedicadas à fabricação de reguladores de pressão de gás, plantas de regulação homologadas e outros produtos relacionados à distribuição de gás natural e GLP para instalações residenciais, comerciais e industriais.

Da mesma forma, existem empresas dedicadas a realizar análises de eficiência energética e empresas de base tecnológica que desenvolvem sistemas inteligentes de monitoramento e controle remoto com redes de sensores sem fio e IoT ou que fornecem soluções de engenharia, fabricação e montagem para todos os tipos de indústrias.

Bens e Serviços para a Indústria Aeronáutica e Aeroespacial

Em Córdoba também se desenvolve uma importante atividade industrial relacionada à aeronáutica. Nesse sentido, a Fábrica de Aeronaves Argentina, localizada em Córdoba, foi a primeira da América Latina.

Em meados do século passado, tornou-se um formidável polo de desenvolvimento industrial que chegou a produzir, entre outros, um dos primeiros aviões militares: o Pulqui I. Essa experiência serviu de base para o desenvolvimento do Pulqui II, um caça excepcional, um dos mais rápidos do mundo.

Em 2012, a FAdeA iniciou o projeto de produção em série da aeronave Pampa III. São naves de treinamento avançado de dois lugares e de ataque leve. Essas aeronaves são capazes de realizar patrulhamento costeiro de longo alcance; controle e custódia de fronteiras; missões de reconhecimento tático ar-ar, ar-solo e ofensivo. Contam com um sistema eletrônico Full Glass Cockpit-Mil 1553, funções integradas (Nav/Com/Attack), um sistema integrado de gerenciamento de armas (SMS).

A produção do Pampa III aumentou a incorporação de componentes nacionais de 2% nas versões anteriores para 10%. Isso exige que as PMEs nacionais que fazem parte do processo de fabricação dos componentes aeronáuticos atendam a um alto nível de excelência e certifiquem padrões internacionais para serem competentes em diferentes mercados.