SETORES PRODUCTIVOS

ALIMENTOS

A indústria alimentícia é uma das mais importantes de Córdoba. O estado conta com cerca de 1.500 empresas dedicadas à produção alimentar que se destacam pelos elevados níveis de qualidade dos seus produtos, pelos excelentes sistemas logísticos desenvolvidos, pela aplicação de tecnologia e boas práticas de fabricação.

As indústrias desse setor produzem uma ampla variedade de produtos alimentícios, entre os quais se destacam guloseimas, refrigerantes, doces e geleias, massas, óleos comestíveis, frios, especiarias e condimentos. Há também importantes empresas dedicadas a produtos gourmet e delicatessen que possuem certificações de padrões orgânicos, Halal e Kosher que permitem a entrada em destinos não tradicionais como Japão e Israel.

Bacia leiteira
O Estado de Córdoba é a principal bacia leiteira do país e uma das mais importantes da América Latina. Com mais de 2.800 fazendas leiteiras ativas, sua participação no total nacional continuou crescendo ao longo dos anos, representando atualmente 37% da produção de leite argentina e tornando-se o principal produtor de leite.

No estado, distinguem-se claramente três bacias leiteiras extremamente importantes: Bacia Sul (zona Huinca Renancó), Bacia Nordeste (zona de Morteros) e Bacia do Departamento San Martín (zona Villa Maria). Esta última contribui com 43% da produção leiteira do estado.

O setor contêm uma forte orientação queijeira já que 60% se destina à fabricação deste produto, 30% para leite em pó, iogurtes, sobremesas, flans e outras preparações e apenas 5% para leite fluido.

Indústria de carnes
A pecuária para fins produtivos e econômicos é a segunda atividade econômica mais importante do setor primário de Córdoba. Ultimamente, a pecuária intensiva (recursos naturais modificados pelo produtor) vem crescendo, o que permite uma maior produtividade e eficiência.

O estado contêm um rebanho equivalente a 7,8 milhões de cabeças, sendo o segundo produtor de suínos e o terceiro produtor de bovinos.

Hereford e Aberdeen Angus são as principais raças produtoras de carne para consumo humano criadas no estado de Córdoba. Nesse sentido, são mais de 30 frigoríficos autorizados, sendo 4 com cota Hilton e mais de 70 matadouros fornecedores que abatem mais de um milhão de cabeças por ano, o que representa 10% do total nacional.

Quanto aos suínos, existem 24 estabelecimentos autorizados que abatem mais de um milhão de cabeças de suínos.

O estado de Córdoba também possui ovinos, caprinos e uma desenvolvida cadeia avícola.