SETORES PRODUCTIVOS

SERVIÇOS

Marketing, produção audiovisual, artística e gaming

A indústria do marketing e da produção audiovisual são algumas das que registraram maior desenvolvimento e crescimento nos últimos anos no estado de Córdoba.

A publicidade e o marketing são eixos fundamentais para o desenvolvimento da proposta de valor das empresas e para a sua inserção bem sucedida no mercado, através do seu impacto direto nas vendas. Deste modo, a promoção das agências e consultores que integram este sector é um eixo de desenvolvimento estadual, que se materializa num conjunto de uma série de políticas e ações que favorecem a consolidação deste tipo de empreendimento.

No caso da produção audiovisual, o setor é impulsionado por uma rede de profissionais altamente qualificados e produtoras com sólida trajetória. Além disso, em 2016, foi promulgada a lei estadual 10.381, que criou o Polo Audiovisual de Córdoba, dependente do Ministério da Indústria, que, em coordenação com a Agência de Cultura de Córdoba (ACC), vincula as duas áreas de desenvolvimento natural da atividade.

Através do Polo Audiovisual, é implementado o Plano de Promoção de conteúdos audiovisuais, que inclui incentivos às coproduções e a promoção do emprego na produção audiovisual publicitária.

A partir de Córdoba, foram concebidas e realizadas produções audiovisuais nacionais e internacionais, reconhecidas e distinguidas com diversos prêmios na área.

Por outro lado, o setor de videogames, robótica e eSport é outra indústria com um futuro promissor liderado por uma série de desenvolvedores que exportam conteúdo. Atualmente, as empresas desta área apostam no design tecnológico e de videogames focados na gamificação como lazer e também como canal educativo.

O Governo do Estado de Córdoba promove esta indústria através do projeto eSport Córdoba, que visa fortalecer e consolidar esta comunidade, gerar atletas formados em Córdoba e cooperar com empresas desenvolvedoras, que são uma fonte de trabalho profissional de alta qualidade para o Estado.

Turismo linguístico, acadêmico e de saúde

O espanhol é a terceira língua mais falada no mundo. É também a língua oficial de 20 países, a língua materna de quase 400 milhões de pessoas e outros 50 milhões a aprendem como segunda língua. Na União Europeia, é a língua estrangeira mais estudada. No Brasil, seu ensino está em franca expansão e, a partir de 2010, o ensino do idioma é obrigatório nos níveis de ensino médio.

A Argentina recebe, por ano, cerca de 1,5 milhão de turistas não falantes de espanhol. Deste total, cerca de 50.000 estrangeiros vêm ao nosso país todos os anos para aperfeiçoar seu espanhol. A maioria são profissionais e estudantes universitários com idade entre 22 e 40 anos.

O estado de Córdoba é um dos mais escolhidos por sua qualidade e prestígio na formação de profissionais. Desta forma, o turismo linguístico está crescendo em Córdoba, graças à ampla oferta acadêmica e aos esforços feitos para desenvolver e fazer crescer este setor.

Córdoba conta com 12 institutos de ensino de espanhol para estrangeiros, incluindo os anexos culturais das diferentes universidades. Desde 2008, com o objetivo de promover o setor de serviços, ProCórdoba e a Agência de Turismo de Córdoba promovem o estudo do espanhol para estrangeiros nos institutos do estado por meio de diferentes ações.

Por outro lado, Córdoba é o terceiro destino escolhido pelos estrangeiros que vêm ao país para turismo médico ou de saúde. Este tipo de indústria caracteriza-se por não ser sazonal, ou seja, está distribuído ao longo do ano e em todo o território. Mais de 20% da renda gerada é gasta em hotéis, recreação e agências de turismo.

A infraestrutura de saúde altamente desenvolvida, a excelência dos centros médicos, a disponibilidade de profissionais médicos de prestígio, a aplicação de tecnologia de ponta, o atendimento personalizado e a proximidade com atrações turísticas e culturais fazem de Córdoba um destino de turismo medicinal por excelência.

Entre as práticas médicas mais solicitadas estão traumatologia, cardiologia, lipoaspiração, cirurgia bariátrica, odontologia/oftalmologia, implantes mamários, abdominoplastia, controle de peso/check-ups e transplantes.

Turismo de reuniões

Turismo de Reuniões é o segmento que abrange as visitas de turistas que participam de Congressos, Convenções, Feiras, Exposições, Viagens de Incentivos e Eventos Esportivos Internacionais. Nos últimos anos, este setor turístico tem demonstrado ser o que mais cresce a nível mundial.

No caso do Estado de Córdoba, a Agência de Turismo de Córdoba em conjunto com o Córdoba Convention & Visitors Bureau, que reúne o setor privado de organizadores e prestadores de serviços e eventos, trabalham intensamente para promover o Destino como sede de eventos.

Em 2019, e pelo quinto ano consecutivo, Córdoba posicionou-se como o primeiro destino do interior do país em Turismo de Reuniões, segundo o ranking que, anualmente, é elaborado pela International Congress and Convention Association (ICCA, por sua sigla em inglês).

Segundo o ranking da ICCA, em todo o mundo, Córdoba ocupa a 210ª posição entre 960 cidades, acima de destinos como Doha (Qatar), Las Vegas (EUA), Mérida (México), Durban (África do Sul), San Sebastián (Espanha) e Havana (Cuba), entre outros.

A nível latino-americano, chegou em 2019 ao 15º lugar entre 45 cidades, superando Viña del Mar e Valparaíso (Chile), Punta del Este (Uruguai), Salvador da Bahia e Brasília (Brasil) e Santa Cruz (Bolívia).